26/12/2019 - Preservação da fertilidadeLeia em 4 minutos

Gravidez depois dos 30 anos: Riscos e dicas para uma gestação saudável

Imagem de Gravidez depois dos 30 anos: Riscos e dicas para uma gestação saudável

A gravidez depois dos 30 anos é um assunto que gera muitas dúvidas entre as mulheres que estão nessa faixa etária e planejam ter filhos, isso é bastante comum porque o número de mulheres que adiam a gravidez por questões profissionais e de estabilidade financeira aumentam.

Embora exista um alerta geral na sociedade sobre os riscos da gravidez após os 30 anos, é possível ter uma gestação boa e saudável nessa idade. No entanto, não se pode ignorar o fato de que há um risco aumentado que pode prejudicar tanto a mãe como o filho durante a gestação tardia. 

Portanto, é muito importante considerar os riscos envolvidos na gravidez com essa idade, e saber o que fazer para amenizar esses riscos a fim de ter uma gestação mais segura e saudável. Então, vamos entender mais sobre isso!

Gravidez depois dos 30 anos: Quais os riscos?

Obviamente, iniciar a gravidez depois dos 30 anos não é algo proibido, mas a partir dessa idade, alguns cuidados especiais devem ser tomados devido ao fato de que, mulheres com mais de 30 anos que iniciam a gestação pela primeira vez, correm maior risco de complicações durante a gestação e parto do que as mulheres mais jovens. 

gravidez depois dos 30 anos

Isso ocorre devido ao fato de que, a partir dos 30 anos, a fertilidade começa a declinar, juntamente com o aumento dos riscos de complicações, como por exemplo:

  •  A incidência de diabetes gestacional é duas a três vezes maior em mulheres com mais de 35 anos;
  • Maior chance de desenvolvimento de alterações genéticas no feto (Síndrome de Down);
  • O risco de aborto espontâneo é cerca de 15% em mulheres acima de 30 anos;
  • Aumento do risco de Doença Hipertensiva Específica da Gestação (DHEG);
  • Aumento de complicações de parto como pré-eclâmpsia;
  • Maiores riscos de complicações obstétricas fetais como inserção anormal da placenta e partos prematuros.

Esses são alguns riscos mais recorrentes em gestantes tardias, vale ressaltar que é considerado gravidez tardia a partir dos 34 anos, e que essas complicações são acentuadas em mulheres com idade maior ou igual a 35 anos, sendo assim mais difícil de engravidar nessa fase da vida. 

No entanto, hoje existem tratamentos e equipamentos médicos avançados que ajudam a engravidar de forma saudável e amenizar os riscos de complicações durante a gestação e parto.  

Como ter uma gestação segura e saudável após os 30 anos?

Se você tem mais de 30 anos e pretende engravidar, não precisa ter medo! É possível ter uma gravidez segura e saudável com alguns cuidados antes e durante a gestação. 

Atente para essas dicas importantes!

Estilo de vida saudável

Certamente, atentar-se para o estilo de vida é algo que deve ser considerado mesmo antes da gestação. Preparar o corpo para a gravidez depois dos 30 anos pode aumentar as chances de uma gestação saudável. 

Dessa forma, se alimentar bem, praticar atividades físicas e abandonar maus hábitos entram na lista além do acompanhamento médico. 

Gravidez sem riscos

Além disso, parar de fumar e ingerir bebidas alcoólicas é crucial para uma gestação segura e saudável,  o tabaco e o álcool alteram funções importantes do corpo. A nicotina, por exemplo, afeta de forma negativa a fertilidade, além de aumentar os riscos de complicações como partos prematuros e malformações congênitas. 

O álcool por sua vez pode gerar a Síndrome Alcoólica Fetal (SAF) no bebê, doença incurável que provoca retardo mental e anomalias. 

Gravidez depois dos 30 anos precisa de acompanhamento especial

Antes de dar início a gravidez, é essencial consultar um médico especialista. Já que é importante saber neste período como proceder a fim de diminuir riscos e complicações durante e após a gestação.

Gravidez depois dos 30 anos

Ter um acompanhamento médico especial é de extrema importância para quem quer engravidar, além também de tirar todas as suas dúvidas. Assim, o médico irá tratar seu caso em específico, analisando suas necessidades e objetivos, aumentando as chances de uma gravidez feliz e saudável. 

Gravidez depois dos 30 anos é possível sem riscos

O trabalho e a carreira são os principais motivos do adiamento da gestação, mas hoje existem opções que ajudam com esse contratempo. O congelamento de óvulos é indicado para mulheres até 35 anos e querem ganhar mais tempo para engravidar.

Esta é uma possibilidade de engravidar com mais segurança, mesmo depois dos 40 anos, até mesmo depois dos 50, visto que o óvulo terá a idade em que foi congelado. Essa é uma opção muito segura e eficaz para quem quer adiar a gravidez por mais um tempo. 

gravidez depois dos 30 anos

É importante destacar que complicações com fertilidade podem vir de ambos os parceiros, e para identificar, exames devem ser realizados. Caso haja alguma dificuldade para engravidar, não se apavore! Existem tratamentos e procedimentos que você pode realizar com médicos especialistas

Gostou das dicas? Para você ficar por dentro de mais possibilidades, recomendo a leitura sobre os procedimentos de inseminação artificial e fertilização in vitro!

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.