31/05/2019 - Reprodução humanaLeia em 4 minutos

Qual é a melhor idade para engravidar?

Imagem de Qual é a melhor idade para engravidar?

Cada fase da vida adulta de uma mulher tem seus prós e contras quando o assunto é ter um filho. Mas qual seria a melhor idade para engravidar? Geralmente, o momento em que ela decide ter um bebê é influenciado por algumas questões.

Já tem parceiro estável? Tem sonhos para carreira profissional? Tem outros planos pessoais? Sente-se preparada para cuidar de uma criança?

Apesar dos médicos indicarem que o melhor momento para engravidar abrange na faixa etária dos 20 aos 30 anos, está cada vez comum as mulheres adiarem a gestação por conta  de se dedicarem mais a carreira profissional ou maduras o suficiente para criar um filho.

Qual a melhor idade para engravidar, aos 20, 30 ou 40 anos?
Qual a melhor idade para engravidar, aos 20, 30 ou 40 anos?

Embora cada mulher seja única, os aspectos físicos e emocionais da gravidez são, pelo menos em parte, influenciados pela sua idade, pois cada contribui para uma experiência diferente. Conheça os principais fatores que podem influenciar uma mulher como a melhor idade para engravidar.

Melhor idade para engravidar – Dos 20 aos 30 anos

Como dissemos anteriormente, do ponto de vista médico, a melhor idade para engravidar é no período dos 20 aos 30 anos. Afinal, é nessa fase que a fertilidade da mulher está em alta, que o corpo apresenta um risco menor de ter problemas durante a gestação e de o bebê apresentar falhas genéticas, já que os óvulos são jovens e saudáveis.

Já no ponto de vista totalmente físico, podemos dizer que é o “horário nobre” para engravidar, pois quanto mais nova, mais rápido acontece a gravidez. Os ciclos irregulares comuns na adolescência foram nivelados e agora a ovulação é mais previsível.

Engravidar antes dos 30 anos também ajuda na prevenção do câncer de mama. Isso porque os hormônios produzidos durante a gestação induzem uma proteína que inibe o crescimento desse tipo de neoplasia.

Além disso, a amamentação funciona como uma proteção natural dos seios, pois o aleitamento provoca alterações nas células do tecido mamário, ajudando a reduzir o risco da doença.

Qual a melhor idade para engravidar, aos 20, 30 ou 40 anos?

A partir dos 30 anos

Muitas mulheres dos 30 aos 35 anos consideram a melhor idade para engravidar. Isso porque elas já não são mais tão jovens e não se sentem despreparadas, além do fato de ainda terem o organismo apto para gerar uma criança.

Em um estudo mais recente feito pelo Ministério da Saúde e divulgado em 2014, afirma que até a virada do século 20, apenas 22,5% das mulheres deixavam para ser mãe aos 30 anos, já nos dias atuais esse percentual subiu para 30,2%.

Nessa faixa etária, a medicina ainda considera também uma época propícia para a gestação. Entretanto, vale lembrar que, depois dos 35 anos, as chances começam a ficar mais escassas. Tanto a quantidade quanto a qualidade dos óvulos diminui e isso só tende a piorar com passar dos anos.

Dentre os óvulos disponíveis, aqueles mais sensíveis à maturação são liberados em primeiro lugar. Assim, os resultados podem ser mais lentos agora. Mesmo se a mulher não tiver problemas de saúde que afetam a fertilidade, como endometriose ou miomas uterinos, provavelmente vai passar mais tempo tentando.

Então, se a mulher chegou a essa idade e ainda quer postergar a gravidez, o recomendado é congelar os óvulos.

A partir dos 40 anos

Nessa faixa etária, a maioria das mulheres está mais amadurecida, tem uma vida estável e pode se dedicar mais à criança com mais disponibilidade de tempo. Porém, deixar para engravidar nessa época, no ponto de vista médico, torna-se um problema no que diz respeito à fertilidade, pois existem fatores que diminuem as chances de conseguir engravidar.

Qual a melhor idade para engravidar, aos 20, 30 ou 40 anos?

Toda gravidez aos 40 anos ou mais é considerada de risco. Os melhores óvulos já foram embora, fazendo com que a concepção fique ainda mais difícil. Além disso, os óvulos levam mais tempo para responder aos sinais do corpo para serem liberados e já não funcionam tão bem durante a fertilização. Isso aumenta ainda mais o risco de anormalidades cromossômicas e aborto.

Se mulher chegou a essa idade sem ter se tornado mãe e ainda deseja engravidar, é importante buscar a ajuda de um profissional especializado, antes mesmo de tentar pelo método natural.

Já durante a gestação, o pré-natal é muito parecido com o tradicional, porém vai exigir exames extras para avaliar a saúde da mãe e do bebê, exemplo, exame para observar se há falhas cromossômicas.

Em contrapartida… os 40 anos pode ser a melhor idade para engravidar

Ter uma gravidez tardia pode ter várias desvantagens, mas em contrapartida uma lista de outras vantagens equilibra a balança, e pode também ser considerada a melhor idade para engravidar.

Após os 40 anos, a mulher já pode ter uma maior estabilidade financeira, o que pode permitir que se concentre mais na maternidade. A experiência de vida pode ter deixado-a mais paciente e flexível.

Além disso, sua vida profissional pode estar mais estável e se sinta mais confortável para ficar em casa, ou mais confiante sobre fusão da maternidade com a carreira.

Por fim, podemos concluir que a melhor idade para engravidar é aquela em que a mulher decida estar preparada para ser mãe. Porém, se deseja ter uma gravidez tardia, o ideal é que procure um médico especialista para fazer o procedimento de congelamento de óvulos, garantindo assim, no futuro, óvulos jovens e saudáveis para uma gestação com menos riscos.

Deseja a opinião de um especialista ou esclarecer dúvidas sobre gravidez tardia? Marque uma consulta na Clínica Wagner Busato, entenda mais sobre a técnica de Criopreservação.

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.