07/02/2020 - Reprodução humanaLeia em 4 minutos

O que é ovulação e quando acontece na mulher?

Imagem de O que é ovulação e quando acontece na mulher?

Você certamente já ouviu falar sobre a ovulação, um processo que faz parte do ciclo menstrual.  Mas, você sabe o que é de fato essa etapa, quando ocorre, e qual a importância para a mulher? Basicamente, a ovulação é o famoso “período fértil”, em que o óvulo amadurece no ovário e depois se separa.

Com efeito, o tempo da ovulação depende da duração do ciclo menstrual, que varia de mulher para mulher. Em média, um ciclo menstrual dura 28 dias (No entanto, não é incomum um ciclo variar de 23 a 35 dias).

Dessa forma, saber identificar o período fértil  é muito importante, principalmente para quem quer engravidar (ou não). É mais provável que a mulher engravide no mesmo dia da ovulação ou poucos dias antes. 

Para entender melhor, leia o artigo!

O que é ovulação?

Ovulação é o processo de liberação de um óvulo do ovário. Durante o processo, o óvulo se moverá em direção à trompa de Falópio (ou tubas uterinas – local onde o óvulo feminino pode ser fertilizado ao encontrar espermatozoides masculinos) e então ocorre o processo de gravidez.

ovulação

Por outro lado, se não houver a fertilização, a menstruação acontece como todo mês. Existem cerca de 300.000 a 500.000 óvulos nos ovários da mulher, mas durante a vida reprodutiva que começa na menarca (a primeira menstruação) até a menopausa (suspensão da menstruação), as mulheres liberam apenas cerca de 300 a 400 óvulos.

Com efeito, a ovulação é controlada pela glândula hipotálamo, que faz parte do cérebro humano. O hipotálamo envia o sinal para o lobo anterior da hipófise e instrui-o a expulsar hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH), que regularão esse processo ovulatório.

Quando ocorre?

Esse processo de ovulação geralmente ocorre entre 12 a 16 dias antes da próxima menstruação se o ciclo for regular. Se o ciclo menstrual for irregular, deve-se registrar o número de dias do ciclo menstrual.

Ovulação e gravidez

Quando o homem ejacula, cerca  de 60 a 150 milhões de espermatozoides são liberados, e alguns podem sobreviver até 7 dias na tuba uterina. O muco cervical (secreção pegajosa produzida no período fértil) ajuda o espermatozoide a sobreviver mais tempo no útero. 

Ou seja, se o óvulo já encontrar espermatozoides nas tubas, as chances de gravidez são maiores. 

ovulação

Assim sendo, ter relações sexuais antes da fase ovulatória é o momento mais propício para quem quer engravidar.

Como calcular o período da ovulação ?

Sim, existem várias maneiras de calcular os dias do período fértil. Veja as opções:

  • Uma calculadora de ovulação online: Basta digitar a data do primeiro dia da sua última menstruação, além de quantos dias o seu ciclo mensal é e, em seguida, a calculadora da ovulação calcula os dias ideais para a relação sexual.
  • Um teste de ovulação: Na farmácia, você pode encontrar testes de ovulação, que são algumas pequenas faixas que indicam quando você ovula. 

Eles funcionam da mesma maneira que os testes de gravidez .O teste de ovulação mede a concentração do hormônio LH na urina, um hormônio que aumenta 2-3 dias antes da ovulação. 

  • Aplicativos: Você pode baixar vários aplicativos diferentes para o seu smartphone. Alguns dias antes da ovulação, você receberá uma notificação no telefone para saber quando é ideal ter relações sexuais.
  • Calendário: A maneira mais antiga de acompanhar sua ovulação todos os meses é anotar em um calendário o primeiro dia da menstruação. 

Após anotar os dados por alguns meses, você poderá ver quanto tempo dura o seu ciclo, em média, e calcular um tempo aproximado da próxima ovulação, aproximadamente 14 dias antes do primeiro dia do seu próximo período.

Posso sentir minha ovulação?

Sim, alguns sinais podem ocorrer quando as mulheres estão ovulando. Veja alguns:

  1. Alterações do muco cervical: Quando você está perto da ovulação, seu corpo produz mais estrogênio, o que torna o muco cervical elástico e claro, como a clara de ovo. Essa textura ajuda o esperma a alcançar mais facilmente o óvulo liberado durante a ovulação. Para reconhecer as diferenças, você deve verificar regularmente e observar o muco que se forma na área genital.
  2. Seios doloridos ou sensíveis: Um sinal de ovulação é que os seios geralmente se tornam sensíveis. Isso pode afetar todo o  seio e mamilo. O motivo da sensibilidade são as alterações hormonais que ocorrem no corpo quando é hora da ovulação.
  3. Dor pélvica ou abdominal: Algumas mulheres podem não sentir nada, enquanto outras podem realmente sentir o óvulo sendo liberado, a ponto de identificar o lado.  A dor ocorre na região pélvica ou abdominal, no lado direito ou esquerdo (dependendo de qual lado o óvulo está). A dor é chamada de Mittelschmerz e pode demorar entre alguns minutos ou horas. Também pode haver sangramento vaginal leve ou náusea enquanto sente a dor. 
  4. Aumento do desejo sexual: Algumas mulheres notam que seu desejo sexual aumenta durante a ovulação, o que pode ser a maneira que a natureza faz para garantir a procriação da espécie. No entanto, o desejo sexual pode ser afetado por quase tudo, até mesmo por um copo de vinho ou se estiver de bom humor. O sinal, portanto, não é totalmente seguro.
ovulação

Está com dificuldade para engravidar mesmo nos períodos férteis? Leia mais sobre o assunto aqui e entenda mais sobre as causas. Você também pode marcar a sua consulta, e dar um passo para realizar o sonho de ter um filho.

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.