20/09/2019 - InfertilidadeLeia em 4 minutos

Dificuldade para engravidar: Quando procurar ajuda para ter filhos?

Imagem de Dificuldade para engravidar: Quando procurar ajuda para ter filhos?

Quando acontece a decisão de um casal em ter um filho, inicia-se o processo natural de reprodução humana: A mulher interrompe seus métodos contraceptivos e começa a planejar a frequência das suas relações sexuais no período fértil. Mas, com o passar do tempo o resultado positivo não chega, e é nesse momento que, a dificuldade para engravidar começa a preocupar.

Contudo, especialistas em fertilidade garantem que essa espera é comum, uma vez que, as probabilidades de um casal jovem, saudável, que mantém relações sexuais com frequência, conseguir engravidar é de cerca de 20 e 25% a cada ciclo.

Portanto, é normal que a gravidez só seja confirmada por volta de um ano após o início das tentativas. Esse é o tempo médio que quase 80% dos casais levam para ter um filho. Se a espera for de dois anos, o índice aumenta para 98%.

Quando a dificuldade para engravidar pode ser um problema?

Geralmente, quando a cegonha não vem após um ano de tentativas pelo método natural, é sinal de que algo está errado com uma das partes do casal, isso quando o problema pode estar nas duas.

casal teste de gravidez

Segundo especialistas, um ano com dificuldade para engravidar por métodos naturais, já é o suficiente para dar início a uma sequência de exames que poderão diagnosticar algum problema de infertilidade. No entanto, essa recomendação não cabe a pessoas jovens (principalmente mulheres), sem problemas de saúde e histórico de cirurgia ou problemas no aparelho reprodutivo. 

Causas da infertilidade

Vários podem ser os motivos que impedem o resultado positivo de gravidez. No caso das mulheres, a causa podem estar relacionada a:

  • Distúrbios hormonais que impedem ou dificultam o crescimento e a liberação do óvulo (ovulação);
  • Síndrome dos ovários policísticos;
  • Problemas nas trompas ou tubas uterinas, que foram provocados por infecções ou cirurgias;
  • Endometriose;
  • Ligadura das trompas;
  • Muco cervical que impede a passagem dos espermatozoides;
  • Infecção no colo do útero;
  • Idade

No caso de homens a infertilidade está relacionada Cerca de 30% das causas está relacionada a dificuldades de ereção e ejaculação. Para ajudar no diagnóstico é solicitado um espermograma para determinar a quantidade e a qualidade dos espermatozóides ejaculados. Várias condições podem alterar esses fatores.

Leia mais sobre: Infertilidade masculina: conheça os principais procedimentos de reversão

Dificuldade para engravidar após os 35 anos

A idade, principalmente no caso das mulheres, é um dos fatores que mais influenciam na dificuldade para engravidar. A razão é simples: os óvulos envelhecem com o passar dos anos, diminuindo gradativamente a capacidade reprodutiva.

Sendo que, o auge da fertilidade feminina acontece entre os 18 e 20 anos. A partir dessa faixa etária, as chances começam a declinar e, aos 35 anos, as condições de gravidez são de 70%. Aos 38, esse índice cai para 50%. Já aos 40 anos, a dificuldade para engravidar aumenta, uma vez que as chances ter um filho se limitam a 10%.

dificuldade

Dessa forma, mulheres com 35 anos ou mais, que desejam engravidar, não devem demorar para procurar ajuda médica após seis meses de tentativas naturais. Contudo, esperar mais do que isso pode influenciar nas chances de um resultado positivo em algum dos métodos de reprodução humana assistida.

Já mulheres de até 35 anos que desejam postergar a maternidade, seja por qual motivo for, têm a opção de congelamento de óvulos. Por meio dessa técnica, é possível preservar a capacidade reprodutiva dos óvulos na idade em que foram coletados, evitando assim, dificuldades para engravidar tardiamente. 

Leia mais sobre: Qual é a melhor idade para engravidar?

Não consigo engravidar. Que médico devo procurar? 

Se você está com dificuldade para engravidar pelos métodos naturais há um ano, deve procurar um médico especialista em Reprodução Humana. Esse profissional tem o conhecimento e a experiência para analisar caso a caso, diagnosticar e ainda propor o melhor tratamento de fertilização..

Quais são os tratamentos da infertilidade?

Dados apontam que a infertilidade atinge até 15% dos casais no mundo todo. Embora, existam tratamentos da infertilidade, é indispensável que recorra-os apenas após orientação médica criteriosa. Tudo, para que não gere expectativas e frustrações ao casal.

engravidar

Outra ponto importante, é que o casal deve ter consciência, de que mesmo com os tratamentos mais modernos, um dos fatores mais importantes que determina a taxa de sucesso é a idade da mulher, conforme comentamos acima. 

Conheça os principais tipos de tratamento da infertilidade:

  • Fertilização In Vitro (FIV) 
  • Inseminação intrauterina 
  • Indução da ovulação 
  • Transferência intratubária de gametas
  • ICSI 

Leia mais sobre: Reprodução Humana Assistida: O que é, Tratamentos, técnicas e procedimentos

Quantas tentativas são necessárias para engravidar por meio da Reprodução Humana Assistida?

Não há um número limite de tentativas para os tratamentos da infertilidade, uma vez que, o resultado irá depender, principalmente, das condições de saúde e características peculiares de cada casal.

Conheça outras dúvidas frequentes sobre os métodos de fertilização 

Está com dificuldade para engravidar? Está buscando por tratamentos da infertilidade? Marque a sua consulta, e não perca mais tempo para realizar o sonho de ter um filho.

Não encontrou sobre o assunto desejado?

Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.