Como calcular o período fértil e se programar para uma gravidez?
Chegou aquele momento especial de ter um filho. O casal está se programando para a primeira gravidez e quer engravidar por meios naturais. Nesse sentido, uma das dúvidas mais frequentes é como calcular o período fértil da mulher e aproveitar os melhores dias para ter relações sexuais.
Portanto, para saber qual é o seu período fértil, a mulher precisa conhecer o seu ciclo menstrual, e saber se ele é regular ou irregular.
Assim, neste post reunimos informações sobre como conhecer seu ciclo menstrual e quais os melhores dias para manter relações sexuais e engravidar. Confira!
O que é o ciclo menstrual?
O ciclo menstrual na mulher ocorre durante toda a sua vida reprodutiva, desde a adolescência até a menopausa. As fases do ciclo menstrual são coordenadas pelo cérebro e ovários através da secreção alternada de hormônios.
O ciclo se inicia no primeiro dia da menstruação e termina no último dia. É normal que este processo dure em média 28 dias, entretanto, existem ciclos que podem acontecer em intervalos mais curtos ou longos – entre 24 a 38 dias. Estas irregularidades podem indicar algumas doenças, como por exemplo, os ovários poliscisticos e necessitam atenção.

Além disso, a duração do ciclo menstrual sofre variações ao longo de toda a vida da mulher e pode ser afetado diretamente por outros problemas de saúde, físico ou emocional.
Na metade do ciclo menstrual há um período de dias férteis quando ocorre a ovulação, o que possibilita a gravidez. Entretanto, o período fértil e ovulação são momentos diferentes, e iremos explicar a seguir.
Período fértil x ovulação
A mulher tem maiores chances de engravidar no dia da ovulação que ocorre durante o período fértil.
O período fértil acontece no meio do ciclo menstrual e dura cerca de 6 dias ocorrendo geralmente entre 10 e 14 dias após o primeiro dia da menstruação. Já a ovulação acontecerá 3 dias antes e 3 dias depois dessa data. Assim, é nesse período que, se houver uma relação sexual sem proteção, o óvulo poderá ser fecundado. Por isso, conhecer o período fértil pode aumentar as chances de engravidar.
Durante o período fértil há um grande estímulo na produção de vários hormônios femininos, o que provoca a liberação de um óvulo maduro pelo ovário que tem, em média, um dia para ser fecundado.
Assim, se a fecundação não acontecer nesse dia, o óvulo é descartado através da menstruação que irá acontecer após 12 e 16 dias.
Alguns sintomas podem indicar que a mulher encontra-se em seu período fértil, como por exemplo:
- Surgimento de acne;
- Alteração na cor e densidade do muco vaginal;
- Leve aumento da temperatura corporal;
- Instabilidade emocional;
- Dores no baixo ventre;
- Seios levemente doloridos.

Assim, calcular o período fértil pode ajudar o casal a aproveitar as melhores oportunidades para engravidar.
Ademais, para saber o melhor período fértil é necessário coletar informações durante alguns meses. Recomenda-se uma conversa com o ginecologista, que poderá auxiliar com informações essenciais para esse processo. Entretanto, existem algumas técnicas que podem ser aplicadas.
Como calcular o período fértil no ciclo menstrual regular?
É preciso um pouco de paciência para calcular o período fértil. Isso porque, durante alguns meses, a mulher deverá anotar vários dados referentes à sua menstruação, construindo um histórico de informações valiosas.
Para conhecer o período fértil, é preciso fazer uma tabela com as datas do início de cada menstruação, mas se os ciclos forem regulares, com cerca de 28 dias, fica mais fácil saber o dia da ovulação.
O período fértil acontece no meio do ciclo menstrual. Considerando um ciclo menstrual regular, de 28 dias em média, a ovulação poderá acontecer em torno do 14º dia, estimando 3 dias antes ou 3 dias depois. Portanto, deve-se contar os 14 dias a partir do primeiro dia da menstruação.
Um calendário irá ajudar a visualizar melhor, mas será necessário anotar em cada mês as seguintes informações:
- O primeiro dia da menstruação: Início do ciclo menstrual.
- O dia no meio do ciclo menstrual: provavelmente o dia ovulação.
- 3 dias antes e 3 dias depois: o período fértil.
- Todos os outros dias serão não férteis.

Como calcular o período fértil no ciclo menstrual irregular?
A tabela de período fértil no ciclo irregular também deve abranger pelo menos 6 meses.Os passos são:
- Anotar quantos dias tem o ciclo menstrual mês a mês.
- Identificar o ciclo mais longo e o mais curto.
- Subtrair 11 dias do ciclo mais longo.
- Subtrair 18 dias do ciclo mais curto.
- O resultado mostrará o intervalo provável da fertilidade.
Veja um exemplo:
- Ciclo mais longo: 30 dias.
- Ciclo mais curto: 24 dias.
- Subtrair 11 dias do ciclo mais longo: 30 – 11 = 19.
- Subtrair 18 dias do ciclo mais curto: 24 – 18 = 06.
Resultado: o período fértil vai do 6º ao 19º dia.
Porém, calcular o período fértil num ciclo irregular não é seguro e o médico pode orientar outros meios para isso.

Portanto, calcular o período fértil é apenas uma etapa para realizar o desejo de engravidar. Nesse processo existem muitas dúvidas, como qual é a melhor idade para engravidar. Por isso, procurar a ajuda de um médico ginecologista é essencial para ter mais segurança. Ele é o melhor profissional para analisar as chances de uma concepção e ajudar no planejamento de uma gravidez.
Não encontrou sobre o assunto desejado?
Conte-nos mais sobre o conteúdo que espera encontrar em nosso blog.